Espaço dedicado à troca de idéias e informações entre os profissionais de Psicopedagogia, Educação Inclusiva e Educação Infantil. Paz e Bem!

“Temos direito à igualdade quando a diferença nos inferioriza, e temos direito à diferença quando a igualdade nos descaracteriza”

(Boaventura de Souza Santos)

domingo, 5 de abril de 2015

JOGO: VIRA LETRAS


JOGO: VIRA LETRAS
FABRICANTE DO ORIGINAL: Estrela
COMPOSIÇÃO DO JOGO: 2 dados com 6 faces, representando quantidades do 1 ao 6. 64 cartelas com as letras do alfabeto (sendo vogais: 7 letras A, 7 letras E, 6 letra I, 7 letras O, 4 letras U. Consoantes:  2 letras B, 2 letras C, 2 letras D, 1 letra F, 1 letra G, 1 letra H, 1 letra J, 3 letras L, 2 letras M, 2 letras N, 2 letras P, 1 letra Qu, 3 letra R, 4 letra S, 2 letra T, 2 letra V, 1 letra X, não contém letras K, W, Y).
PREPARAÇÃO DO JOGO:
Distribua todas as cartelas do jogo na mesa, com as faces voltadas para baixo. Entregue lápis, borracha e uma folha de papel para cada participante.
REGRAS DO FABRICANTE ORIGINAL:
REGRAS ADAPTADAS (MODO DE JOGAR):
  • Sorteie o primeiro jogador para iniciar a partida.
  • Na sua vez de jogar, cada jogador rolará simultaneamente os dois dados. Ele deverá contar os pontos dos dados e virar uma quantidade igual de letras do centro da mesa para cima.
  • O participante poderá pegar as letras q virou e manuseá-las até conseguir formar uma ou mais palavras com elas. Depois de formar as palavras, ele deverá escrevê-las na sua folha, devolver as letras que não usou para o centro da mesa (com a face virada para baixo) e guardar consigo as letras que usou nas palavras formadas.
  • Se o participante não conseguir formar nenhuma palavras, deverá devolver todas as letras para o centro do mesa e passar a vez ao próximo.
  • O jogo termina quando todas as letras do centro da mesa houverem se esgotado, ou quando os participantes concordarem que não é mais possível formar nenhuma palavra com as letras restantes.
  • Ao final do jogo, cada participante deverá contar quantas letras obteve no total, com as palavras que formou. Vence o jogador que tiver mais letras.
  • Podem ser formados todos os tipos de palavras, exceto nomes próprios.
ATENÇÃO, MEDIADOR!
Se você é o adulto que está mediando a partida entre as crianças, fique atento para as seguintes dicas:
·         O jogo é indicado para crianças a partir de 6 anos.
·         Se as crianças participantes estiverem em fase inicial de alfabetização, não corrija as palavras escritas por elas, permita que as crianças formem as palavras “do seu jeito”, desde que elas consigam “ler” dando sentido à palavra que produziram. Ex: se uma criança escrever “AVO” e conseguir explicar que A= Ca, V= Va, O= Lo, ela está na hipótese silábica com valor sonoro, e você deverá aceitar a palavras que ela formou.
·         No caso de aluno em estágio inicial de alfabetização, caso eles não consigam formar nenhuma palavra sozinho, você poderá ajudá-los dando sugestões: EX: a criança sorteou as letras F, R, V, O, L, O, mas não conseguiu formar nenhuma palavra com elas. Você poderá sugerir “eu estou vendo que aí nas suas letras dá para formar a palavra ‘OVO’, será que você consegue encontrá-la?”

·         Caso as crianças participantes estejam em estágio mais avançado de alfabetização e o objetivo do jogo seja trabalhar ortografia, tenha à mão um dicionário para que os alunos possam consultar em caso de dúvidas e/ou discordâncias sobre a grafia das palavras.

PARA CONFECCIONAR O JOGO imprima, recorte e plastifique a tabela abaixo: